Prefeitura Municipal de Israelândia

Escrevendo uma nova História

CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA REGIÃO OESTE

Nesta segunda-feira, 29 de maio, no gabinete da Prefeitura Municipal de Iporá, o prefeito Naçoitan Leite, acompanhado da secretária municipal de saúde, Daniela Sallum e equipe realizaram uma nova reunião com prefeitos e representantes de municípios da região oeste-1, para novamente discutirem e formalizarem a criação do Consócio de Saúde Hospitalar da Regional Oeste I. O qual visa implantar a abertura da Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Iporá, que atenderá diversos municípios da região.

Na reunião se fizeram presentes Cleusa Teixeira, Coordenadora de Planejamento e Gestão da Regional Oeste I,  Célia Barros, Coordenadora Geral da Regional Oeste I, Afonso Peixoto da Silva, Coordenador de Controle e Avaliação, Lucione Pontes, Coordenador de Sistema da Informação, Armando Zafalão Júnior, Gerente das Regionais de Saúde do Estado de Goiás, Simone Sousa Nicolau, Coordenadora dos Consórcios Públicos de Saúde do Estado de Goiás, Denise Carrijo, Secretária Estadual,  Flávio Júnior Vilela, Prefeito de Arenópolis, Lourenço Silva, Secretário Municipal da Saúde de Arenópolis, Laerte Dourado dos Santos, Prefeito de Jaupaci, Júlio César Harami, Secretário Municipal da Saúde de Jaupaci, Miriã Pires Barbosa Souza Dantas, Prefeita de Israelândia, Uatson das Neves, Secretário de Saúde do município de Israelândia, Silvio Isac de Souza, Prefeito de Amorinópolis, Divino dos Reis, Secretário de Saúde do município de Amorinópolis, Fernanda Nolasco, Prefeita de Baliza, Fabrício Arantes, Secretário de Saúde de Baliza, Valéria Ferreira, Prefeita de Diorama, Rosângela Paula Alves Moura, Secretária da Saúde de Diorama, José Fábio Cruz, Secretário de Saúde de Aragarças, Flávia Rejane Machado Toledo, Secretário de Saúde de Montes Claros, Cleiton de Deus Vieira, Técnica de Secretaria de Saúde de Montes Claros, Sebastião Maria Sabino, Prefeito de Novo Brasil, Uinter Donizete Oliveira, Secretário de Saúde de Novo Brasil, Éric de Melo Silveira, Prefeito de Piranhas, Cleide Tinan dos Santos, Diretor de Gestão e Saúde de Piranhas, Fábio Seabra Guimarães, Prefeito de Ivolândia, Daiane Fernandes Pereira, Secretário de Saúde de Ivolândia, Afrânio Ferreira Filho, Prefeito de Fazenda Nova, Marcos Antônio Luiz Ferreira, Secretário de Saúde de Fazenda Nova, Wolnei Moreira da Silva, Prefeito de Moiporá, Onilton Soares Ribeiro, Secretário de Saúde de Moiporá.

Reunião essa com a finalidade de fundar o CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA REGIÃO OESTE I. O Prefeito Naçoitan, abriu a reunião dando as boas-vindas aos presentes, fazendo uso inaugural da palavra. Após, Armando Zalafão Júnior discorreu sobre os benefícios do Consórcio, bem como realizou a leitura do Projeto de Lei do Consórcio Público. Dando seguimento à sua palavra, o Gerente das Regionais de Saúde do Estado de Goiás, passou a fazer um breve relatório a respeito do processo de implantação do CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA REGIÃO OESTE I, bem como o funcionamento do rateio. Em seguida, alguns dos presentes fizeram questionamentos a respeito do funcionamento, sendo devidamente sanadas pelo Armando Zalafão. Após, o Prefeito Fábio explanou sobre a problemática da saúde em sua cidade. Posteriormente foi abordado os aspectos institucionais, estruturais, funcionais e financeiros do Consórcio Público. Manifestaram interesse em participar do Consórcio, sendo considerada a comarca de Iporá, como a sede do Consórcio Público. Posteriormente será marcada uma Assembleia para continuidade do processo de formalização.

Ficou designada para o dia 19 de junho, às 10hrs00min uma nova reunião com todos os prefeitos e secretários dos municípios, com as leis autorizativas trazidas pelas prefeituras, bem como a minuta de intenções para assinatura. Finalizando, o Prefeito Naçoitan Leite, encerrou a reunião e foi lavrada a ata da reunião pela secretária nomeada, Thayane Soares Sales. A Administração Municipal destaca que essa reunião foi de extrema importância e fundamental para brevemente a abertura UPA.